A imagem de marca
: o caso Novo Banco

  • Maria Inês Casanova Dias Ladeira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A crise financeira de 2007 foi um fenómeno que veio afetar o estilo de vida da grande parte dos portugueses. Assim, a forma como se gere o dinheiro passou a ser um tema de grande atenção por parte de todos. Em 2014, a maior instituição privada financeira de Portugal – Banco Espírito Santo – abriu falência e, consequentemente, o Banco de Portugal passa grande parte dos ativos deste Banco para uma nova entidade, o Novo Banco. Esta dissertação visa o estudo da imagem da marca do Novo Banco através dos indicadores de imagem apresentados nos estudos dos autores Keller e Aaker. Logo, realizou-se um questionário a fim de compreender a opinião dos consumidores acerca da notoriedade, associações, qualidade percebida e lealdade da nova marca. Os resultados demonstraram que embora os consumidores reconheçam nos benefícios funcionais e experienciais que o Novo Banco oferece, este continua a ser avaliado como “mau” e “tóxico”. Todavia, estas associações foram selecionadas para todo o sector bancário, destacando-se apenas o Santander Totta como o Banco com a imagem da marca mais positiva.
Data do prémio25 jul. 2016
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAna Filipa da Rocha de Castro e Côrte-Real (Supervisor)

Keywords

  • BES - Banco Espírito Santo
  • NB – Novo Banco
  • Associações
  • Notoriedade
  • Lealdade
  • Qualidade percebida

Designação

  • Mestrado em Marketing

Citação

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