A implementação do ensino em grupo na classe de violino no Centro de Cultura Musical
: estudo de caso

  • José Duarte Silva Faria (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo enquadra-se na análise dos resultados da implementação do ensino em grupo, na classe de violino, no Centro de Cultura Musical (CCM). A democratização do ensino artístico especializado, deparou com cortes orçamentais que levaram o CCM em 1995, a implementar o ensino de instrumento em grupo no 2º ciclo de estudos, na área do piano, sopros e cordas, com o intuito de rentabilizar os recursos humanos e de proporcionar a aprendizagem musical a um maior número de alunos. A aplicação desta metodologia nasce do conhecimento dos projetos de ensino em grupo em desenvolvimento na Arizona State University (ASU). O objetivo principal desta dissertação centra-se na averiguação do grau de preparação dos alunos após dois anos de ensino em grupo, nas vantagens e desvantagens do ensino em grupo e no consequente crescimento da classe de violino. Para a recolha de dados foi analisado o arquivo informático do CCM e da Artave e foram usados dois instrumentos de inquirição: questionários aplicados a sessenta e dois alunos de violino do 5º e 6ºano do CCM, a seis Professores de violino do CCM, a cinco professores da Artave e uma entrevista ao Diretor Pedagógico do CCM. Os resultados deste estudo demonstram que o ensino em grupo, implementado no CCM, apesar de algumas sugestões de correção, tem permitido o desenvolvimento de uma classe instrumental, preparada e motivada a prosseguir os seus estudos. Os dados recolhidos, comprovam o contributo dado por esta instituição de ensino, para uma democratização do ensino artístico. As conclusões deste estudo de investigação apresentam resultados, cujo conteúdo consideramos constituir da maior relevância a todas as escolas e profissionais de ensino interessados em explorar esta temática.
Data do prémio30 abr. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSofia Inês Ribeiro Lourenço da Fonseca (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Ensino de Música

Citação

'