A iniciativa para o desenvolvimento deste estudo surgiu na sequência de uma reflexão sobre a comunicação como pilar para a gestão e negociação, comunicação esta que tem várias vertentes, sendo uma das principais a não verbal. A comunicação não verbal é um tema que, cada vez mais, está a ganhar grande interesse por parte de investigadores e doutros estudiosos. Os especialistas em comunicação, gestão e em qualquer outra área onde é necessário interagir com outros começam a consciencializar-se que a linguagem não verbal é a base da comunicação. Através dela é possível verificar as verdadeiras intenções das pessoas com quem é estabelecida comunicação e o que realmente é pretendido com cada interação. Desta forma, com este estudo pretende-se alertar para a importância da comunicação não verbal na capacidade de comunicar eficazmente, criar relação e empatia com o recetor da mensagem e aumentar a capacidade de influência. De maneira a perceber a importância dada à comunicação não verbal e quais as práticas comunicativas utilizadas por empresários, gestores e funcionários nos vários tipos de organização efetuou-se um questionário dirigido a estes tipos de pessoas. Posteriormente, apresentaram-se as respostas, analisaram-se os dados recolhidos e tiraram-se conclusões. Foi possível concluir que a grande maioria dos inquiridos atribuem importância significativa à comunicação não verbal, tanto a nível pessoal como a nível profissional e que a importância atribuída depende do género, da área profissional, das habilitações académicas e das competências comunicacionais de cada um.
- Comunicação
- Comunicação não verbal
- Linguagem corporal
- Dicas não verbais
- Organização
- Negociação
- Gestão
A importância da comunicação não verbal para o bom desempenho das organizações
Borges, B. M. C. (Aluno). 4 jul 2022
Tese do aluno