A importância da formação de professores do 1º CEB para o conhecimento dos determinantes do desempenho escolar dos alunos com PHDA

• Liliana Ferreira Soares (Aluno)

Introdução: A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma problemática que atinge uma elevada taxa de alunos em idade escolar. A sua prevalência estima-se em 3 a 7% dos alunos (APA,2000). Deste modo, o trabalho direto com estes alunos hiperativos tornou-se uma tarefa incontornável nas nossas vidas, enquanto profissionais de educação. Cada vez mais se torna indispensável conhecer novas e eficazes práticas de ensino, pois compreender a tarefa do professor enquanto agente facilitador do processo ensino-aprendizagem é entender que essa mesma tarefa exige uma preparação especializada. Objetivo: O presente estudo pretende perceber se a formação contínua dos professores os habilita com conhecimentos sobre as crianças com PHDA, melhorando as suas perceções e atitudes. Metodologia: Sob o ponto de vista metodológico, o tipo de investigação adotado foi o Plano Descritivo por Inquérito. O instrumento utilizado foi o questionário por ser considerado a técnica mais apropriada para os estudos descritivos. Este estudo envolveu 117 professores do Ensino Básico de vários Agrupamentos de Escolas, sendo que a maior parte deles tem apenas a formação de base. São relativamente poucos os que fizeram alguma especialização e/ ou mestrado. Resultados: Assim, analisando as respostas dadas pelos inquiridos e relacionando-as posteriormente como a sua formação (habilitações académicas) pudemos perceber que a qualidade das suas práticas melhora, quanto mais formação tiver recebido o docente. No entanto, a formação adicional recebida pelos docentes, poderia ter sido ou não desenvolvida no campo da hiperatividade e por essa razão nem sempre os docentes se sentiram seguros nas suas respostas, nomeadamente no que diz respeito ao conhecimento dos problemas inerentes a esta problemática. Conclusão: Os resultados do nosso estudo levam-nos a concluir que é extremamente importante receber formação ao longo de toda a carreira profissional, nesta e noutras áreas que direta ou indiretamente estejam interligadas com o nosso trabalho, de forma a melhorar a nossa intervenção em contexto escolar e ajudar as crianças com esta patologia.
Data do prémio29 mai. 2013
SupervisorSofia Campos (Supervisor)