A importância da liderança na disciplina de Formação Musical

• Ivo Emanuel Duarte Brandão (Aluno)

Este trabalho resulta do final do percurso letivo do mestrado em ensino da música na Escola das Artes da Universidade Católica (Porto), e, simultaneamente, do início do percurso de professor de Iniciação, Formação Musical e Coro Infantil na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Este ponto de chegada e, ao mesmo tempo, de partida, levou a que procurasse estudar as questões relacionadas com a liderança, no contexto da disciplina de Formação Musical, mais concretamente a postura de líder servidor, partilhada entre escola e família. Na primeira parte do trabalho, é apresentado o relatório da Prática Profissional, em que são dadas a conhecer todas as atividades desenvolvidas durante o período de estágio. Na segunda parte do trabalho, e em complementaridade, é apresentado o Projeto de Intervenção Pedagógica, onde são apresentadas as motivações teóricas e os resultados práticos da ação docente. O carácter do trabalho e contexto em que foi desenvolvido apontam no sentido de valorizar o processo, mais do que os resultados.
Data do prémio22 jun 2022
SupervisorPedro Monteiro (Supervisor)