A importância do ensino seguro
: perspetivas de pais e professores

  • Ana Paula Pimenta de Castro Pinheira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Este estudo qualitativo teve como objetivo compreender as perspetivas dos professores sobre o que constitui e a importância do Ensino Seguro, bem como compreender as perspetivas dos professores e das famílias sobre os fatores que facilitam ou dificultam o seu desenvolvimento. A partir de dois guiões desenvolvidos pelo projeto Let’s Care, foram realizados dois grupos de discussão focalizada e quatro entrevistas individuais, tendo sido entrevistados 13 professores e quatro pais/mães com, pelo menos, um filho a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico. A análise dos dados seguiu um processo dedutivo, utilizando uma perspetiva top-down, partindo daquilo que os investigadores definiram a priori querer encontrar nos dados para dar resposta aos objetivos do estudo. Os resultados realçaram o papel fundamental do professor e da qualidade da relação professor-aluno, podendo ter influência na segurança emocional do aluno e, consequentemente, no seu rendimento académico. Este estudo destaca a importância das características e competências dos professores, como a empatia e a capacidade de escuta, para criar um ambiente educativo seguro, enfatizando a necessidade de conhecer cada aluno individualmente e adaptar os métodos pedagógicos às necessidades da turma. Também sublinha os desafios como dificuldades académicas, bullying e falta de tempo para interações, apontando para a importância de estratégias personalizadas e colaboração com profissionais como psicólogos para promover um ambiente escolar inclusivo e seguro. Como implicações sugere-se que se desenvolva programas de intervenção e formação junto dos professores que procure melhorar tanto a relação professor-aluno como a relação família-escola, uma vez que esta também se demonstra ser facilitadora de um Ensino Seguro.
Data do prémio8 jul. 2024
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAlexandra Carneiro (Supervisor) & Pedro Dias (Co-Orientador)

Keywords

  • Ensino seguro
  • Perspetivas dos professores
  • Perspetivas das famílias
  • Relação professor-aluno
  • Segurança emocional

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

'