Este estudo qualitativo teve como objetivo compreender as perspetivas dos professores sobre o que constitui e a importância do Ensino Seguro, bem como compreender as perspetivas dos professores e das famílias sobre os fatores que facilitam ou dificultam o seu desenvolvimento. A partir de dois guiões desenvolvidos pelo projeto Let’s Care, foram realizados dois grupos de discussão focalizada e quatro entrevistas individuais, tendo sido entrevistados 13 professores e quatro pais/mães com, pelo menos, um filho a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico. A análise dos dados seguiu um processo dedutivo, utilizando uma perspetiva top-down, partindo daquilo que os investigadores definiram a priori querer encontrar nos dados para dar resposta aos objetivos do estudo. Os resultados realçaram o papel fundamental do professor e da qualidade da relação professor-aluno, podendo ter influência na segurança emocional do aluno e, consequentemente, no seu rendimento académico. Este estudo destaca a importância das características e competências dos professores, como a empatia e a capacidade de escuta, para criar um ambiente educativo seguro, enfatizando a necessidade de conhecer cada aluno individualmente e adaptar os métodos pedagógicos às necessidades da turma. Também sublinha os desafios como dificuldades académicas, bullying e falta de tempo para interações, apontando para a importância de estratégias personalizadas e colaboração com profissionais como psicólogos para promover um ambiente escolar inclusivo e seguro. Como implicações sugere-se que se desenvolva programas de intervenção e formação junto dos professores que procure melhorar tanto a relação professor-aluno como a relação família-escola, uma vez que esta também se demonstra ser facilitadora de um Ensino Seguro.
Data do prémio | 8 jul. 2024 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Alexandra Carneiro (Supervisor) & Pedro Dias (Co-Orientador) |
---|
- Ensino seguro
- Perspetivas dos professores
- Perspetivas das famílias
- Relação professor-aluno
- Segurança emocional
A importância do ensino seguro: perspetivas de pais e professores
Pinheira, A. P. P. D. C. (Aluno). 8 jul. 2024
Tese do aluno