A importância do paid media manager numa agência de comunicação
: o caso da SA365

• Andreína Del Carmen Gonçalves Crisafulli (Aluno)

O propósito deste trabalho é contribuir para a compreensão da relevância do papel do paid media manager numa agência de comunicação. Num contexto altamente competitivo e influenciado pelo digital, onde é relevante as empresas estarem presentes no momento certo e no canal certo com a mensagem certa para influenciar os seus consumidores através de estratégias integradas de comunicação, perceber em que consiste o trabalho do paid media manager e até que ponto é essencial tem uma grande relevância. Neste sentido, foram propostas as seguintes questões de investigação: Q1: Qual o papel que o paid media manager desempenha nas estratégias de comunicação elaboradas por uma agência de comunicação? Q1.1: É possível o papel do paid media manager ser desempenhado por outro departamento numa agência de comunicação? Através do estudo de caso da agência SA365, da observação direta realizada em contexto organizacional e da realização de entrevistas semiestruturadas, foi possível concluir que o papel do paid media manager nas estratégias de comunicação é transversal e que as funções desta figura passam pela intervenção operacional, estratégica, analítica e de opinião no quotidiano da agência. Também, que devido à natureza técnica que supõe em matéria de anúncios, tendências e outros temas relacionados com o âmbito digital, não poderá vir a ser desempenhado por outro departamento na organização. Este trabalho contribui para a construção do conhecimento sobre o papel desta figura, o seu carater intransmissível e a relevância da sua intervenção nas estratégias concebidas em uma agência de comunicação.
Data do prémio13 jul. 2023
SupervisorAna Lourenço (Supervisor)