A importância do texto
: o mercado de experiências e a indústria livreira

Tese do aluno

Resumo

Foi o intuito desta dissertação de mestrado traçar um paralelo entre o Livro de entretenimento, a sua essência e indústria com os pensamentos e noções do Marketing de Experiências de forma a explorar a sua viabilidade enquanto produto e compreender como este pode ser uma experiência. Para isso analisou-se atentamente o estado da arte que rodeia o Livro, o seu consumidor, natureza, Indústria e futuro, abrangendo, para isso, autores de áreas diferentes mas cujas visões confluentes no sentido de compreender o papel passado,actual e futuro do livro. Para além disso tentou-se demonstrar uma visão o mais holística possível da realidade livreira para posteriormente compreender como o livro se poderia adequar nos conceitos do marketing de experiências. Já traçado esse paralelo aborda-se também noções de consumo hedonista e qual papel que o prazer pode desempenhar no consumo, e de que forma se deve pensar o consumidor hedonista. Conclui-se com um estudo empírico qualitativo composto por uma entrevista assíncrona e uma observação de campo na Feira de Livro de Lisboa de 2019, que complementaria a componente altamente teórica do trabalho, trazendo uma proximidade à verdade actual que agentes do meio sentem no seu contacto diário com o Livro e os seus consumidores.
Data do prémio17 fev. 2020
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorFernando Ilharco (Supervisor)

Keywords

  • Livro
  • Texto
  • Mercado de experiências
  • Marketing de experiências
  • Experiência
  • Marketing
  • Hedonismo

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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