Foi o intuito desta dissertação de mestrado traçar um paralelo entre o Livro de entretenimento, a sua essência e indústria com os pensamentos e noções do Marketing de Experiências de forma a explorar a sua viabilidade enquanto produto e compreender como este pode ser uma experiência. Para isso analisou-se atentamente o estado da arte que rodeia o Livro, o seu consumidor, natureza, Indústria e futuro, abrangendo, para isso, autores de áreas diferentes mas cujas visões confluentes no sentido de compreender o papel passado,actual e futuro do livro. Para além disso tentou-se demonstrar uma visão o mais holística possível da realidade livreira para posteriormente compreender como o livro se poderia adequar nos conceitos do marketing de experiências. Já traçado esse paralelo aborda-se também noções de consumo hedonista e qual papel que o prazer pode desempenhar no consumo, e de que forma se deve pensar o consumidor hedonista. Conclui-se com um estudo empírico qualitativo composto por uma entrevista assíncrona e uma observação de campo na Feira de Livro de Lisboa de 2019, que complementaria a componente altamente teórica do trabalho, trazendo uma proximidade à verdade actual que agentes do meio sentem no seu contacto diário com o Livro e os seus consumidores.
Data do prémio | 17 fev. 2020 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Fernando Ilharco (Supervisor) |
---|
- Livro
- Texto
- Mercado de experiências
- Marketing de experiências
- Experiência
- Marketing
- Hedonismo
- Mestrado em Ciências da Comunicação
A importância do texto: o mercado de experiências e a indústria livreira
Fonseca, J. B. L. S. R. D. (Aluno). 17 fev. 2020
Tese do aluno