Este relatório de estágio aborda a importância estratégica da adesão aos valores organizacionais por parte dos colaboradores para o seu compromisso organizacional, e consequentemente, para o seu desempenho. Este tema foi explorado no âmbito de um estágio realizado na Galp Energia, na área de Comunicação Interna e Voluntariado Empresarial (CI) da Direcção de Assuntos Institucionais (DAI), com uma duração de 6 meses (1 de Abril a 1 de Outubro de 2013). A Galp Energia é uma empresa com mais de 150 anos de história, cujas actividades englobam actualmente a exploração e produção de petróleo e gás natural, a refinação e distribuição de produtos petrolíferos, a distribuição e venda de gás natural e a geração de energia eléctrica. A Galp Energia reconhece a importância de dispor de colaboradores altamente motivados e alinhados com os objectivos organizacionais, partindo de valores partilhados por todos. Neste âmbito, o Projecto Valores 20+, desenvolvido em parceria com o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), teve como objectivo o alinhamento dos valores organizacionais com a estratégia para 2020, revisitando os valores organizacionais e promovendo a mudança. A investigação apresentada dá seguimento a esse projecto, diagnosticando a forma como os novos valores foram compreendidos pelos colaboradores após as acções de comunicação desenvolvidas nesse sentido, bem como se, de facto, estão enraizados. Adicionalmente, pretendeu-se, também, verificar se existe uma correlação entre a adesão aos valores e o compromisso organizacional. A metodologia usada foi a análise documental de toda a informação relativa ao Projecto Valores 20+ e a aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra dos colaboradores da empresa, tendo sido os resultados deste método alvo da realização de um teste de hipóteses e análise de correlação. Os resultados revelaram a existência de correlação entre a adesão aos valores e o compromisso organizacional. Esta conclusão reitera a dimensão profunda dos valores e a necessidade de trabalhar o compromisso organizacional de forma constante ao longo do tempo.
Data do prémio | 17 out. 2014 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Patrícia Dias (Supervisor) & Paulo Alexandre Guedes Lopes Henriques (Co-Orientador) |
---|
- Cultura organizacional
- Valores organizacionais
- Compromisso organizacional
- Identidade organizacional
- Alinhamento estratégico
- Mudança organizacional
- Mestrado em Ciências da Comunicação
A importância estratégica da identificação com os valores organizacionais: estudo de caso "Projetcto Valores 20+" na Galp Energia
Neves, A. R. D. D. C. (Aluno). 17 out. 2014
Tese do aluno