A (in)eficácia da comunicação no contexto dos novos mega-agrupamentos

  • João Augusto Rodrigues Faria (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O trabalho de investigação que desenvolvemos teve como principal objetivo analisar a comunicação interna no seio dos novos mega-agrupamentos, no contexto da sua recente formação e subsequente processo de consolidação. O processo de ordenamento da rede escolar tem no Decreto-Lei n.º 115-A/98 o seu principal impulsionador, desencadeando a criação de Agrupamentos de Escolas. Conclui-se em abril de 2013 com a quarta e última fase de agregações. Criam-se agrupamentos de grande dimensão, denominados mega-agrupamentos, uma nova realidade organizacional. Este facto, associado a motivações de natureza pessoal e profissional, sustentou o trabalho que realizámos. Pretendeu-se estudar a eficácia dos instrumentos de comunicação interna na consolidação do processo de agregação de uma nova comunidade que, por natureza, se encontra fisicamente dispersa, uma problemática que consideramos atual e pertinente. Centrámos o nosso estudo no Agrupamento de Escolas do Almonda onde estudámos aspetos da comunicação interna implementada numa organização educativa onde coabitam docentes de variadas realidades sociais, com competências, valores e culturas heterogéneas. Aferimos as práticas comunicativas e como funciona o processo de comunicação interna nos seus diversos fluxos. Analisámos em que medida as lideranças, de topo e intermédias, organizam os seus processos de comunicação. Como metodologia de investigação, optámos pelo estudo de caso. As técnicas de recolha de dados adotadas foram a observação direta e o inquérito por questionário. Em termos de resultados obtivemos conclusões que nos conduzem à centralidade e burocratização dos processos de comunicação interna, nomeadamente no que se refere à regulação do funcionamento e da construção da identidade coletiva do novo mega-agrupamento, desenvolvendo estratégias de comunicação que procuram promover a sua eficácia organizacional. Identificámos o facto de os sistemas de comunicação desempenharem um papel cada vez mais central nas organizações educativas, necessitando estas de adotar uma política de comunicação eficaz, desenvolvendo novas estratégias que lhes permitam criar uma imagem positiva e coerente.
Data do prémio29 jun. 2017
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJosé Matias Alves (Supervisor)

Keywords

  • Comunicação
  • Mega-agrupamento
  • Organização educativa
  • Burocracia

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

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