A influência da aprendizagem musical no desempenho na MBEA

• Daniel Houghton (Aluno)

O entendimento de certas capacidades musicais como universais e determinadas por processos biológicos provém da existência de constantes transculturais em relação à música, teorias evolutivas sobre a sua origem, estudos genéticos, e estudos que demonstram empiricamente uma apetência musical implícita em todos os seres humanos, na ausência de perturbações do desenvolvimento ou lesões adquiridas. Sendo a música um fenómeno cerebral, vários estudos sugerem a existência de modularidade na cognição musical, a qual é independente de outras funções como a linguagem, e recorre a substratos neurais fixos, corroborando as teorias biológicas da música. AMontreal Battery of Evaluation of Amusia (MBEA) foi concebida para avaliar as capacidades de perceção e memória musical universais e inatas, e para o diagnóstico de amusia. Músicos profissionais treinam minuciosamente o seu ofício, e apresentam alterações estruturais e funcionais no processamento da música. Neste trabalho, que faz parte do estudo de normalização da MBEA para a população portuguesa, averiguámos se a aprendizagem musical influencia o desempenho na bateria. Comparámos as pontuações obtidas por músicos e estudantes de escolas de música em Lisboa (n = 40;média de anos de instrução = 11,4) com as pontuações de sujeitos sem formação musical (n = 40) nos testes de escala, contorno, intervalo, ritmo, métrica, e memória musical, e no índice global. Os músicos conseguiram pontuações significativamente superiores em todos os testes e índices, havendo no entanto sobreposição entre grupos.Verificámos ainda uma correlação (r = 0,357) entre os anos de instrução musical dos músicos e o índice global. Estes resultados contestam a validade de constructo da MBEA, pois sugerem que a bateria não avalia somente as competências musicais inatas,mas também habilidades passíveis de serem aprendidas formalmente e treinadas. Assim,como ferramenta para o diagnóstico de amusia, a MBEA deve ter em conta nas suas normas a instrução musical.
Data do prémio24 mar 2021
SupervisorMaria Vânia Silva Nunes (Supervisor)

• MBEA
  • Perceção e memória musical