Com a rápida aceleração das novas tecnologias, o paradigma a que as organizações se deparam atualmente é altamente competitivo, exigente e de mudança. Desta forma, as organizações têm de encontrar novas formas de motivar e satisfazer as suas pessoas. Posto isto, a comunicação interna pode contribuir para aumentar o engagement dos colaboradores através de diversas ações que visem envolver e informar. A presente investigação procura analisar o papel da comunicação interna na geração de engagement junto dos colaboradores da Altice Portugal através de uma metodologia mistaque tem como base a realização de uma base qualitativa para apuramento dos dados exploratórios, através de análise documental, observação direta e participante e entrevistas exploratórias e, para apuramento dos dados primários, uma base quantitativa através da realização de um inquérito por questionário. Através da análise realizada, esta investigação confirmou segundo as hipóteses em investigação que a comunicação interna contribui, através de diversas ações, para aumentar o engagement dos colaboradores. Nesta investigação foram dados vários exemplos onde são divulgadas muitas das iniciativas internas, como é o caso da intranet My Altice. Para além disto, foi também mencionado as comunicações que são enviadas para os colaboradores desde assuntos relacionados com empresa, negócio ou clientes e que contribuem para o aumento do engagement dos colaboradores para com a organização.
Data do prémio | 6 dez. 2022 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Nuno Goulart Brandão (Supervisor) |
---|
- Comunicação interna
- Comunicação estratégica
- Engagement
- Gestão de pessoas
- Mestrado em Ciências da Comunicação
A influência da comunicação interna na geração de engagement dos colaboradores: estudo de caso Altice Portugal
Andrade, P. A. P. (Aluno). 6 dez. 2022
Tese do aluno