A influência da cultura participativa e do social media marketing nos produtos televisivos

• Mariana Miranda Figueiredo (Aluno)

Com o aparecimento de novos media digitais o ecossistema mediático alterou-se substancialmente, influenciando determinantemente todos os aspetos da vida humana. Por conseguinte, emerge da cultura de convergência, a qual representa uma tentativa de capturar esta paisagem mediática em mudança e contraditória, onde os velhos e novos media se cruzam e estabelecem relações complexas entre si. Destaca-se enquanto principal manifestação cultural da convergência o ímpeto da cultura participativa, decisiva na revolução que se assiste da televisão tradicional. Destarte, é imperativo repensar a estratégia de comunicação dos produtos televisivos, integrando no seu planeamento o social media marketing, bem como evidenciar a importância crescente da cultura de celebridades. Assim, pretende compreender-se de que forma evoluíram e foram adaptadas as estratégias de marketing de produtos televisivos ao contexto mediático convergente, utilizando o estudo de caso d’O Programa da Cristina para observar os fenómenos comunicacionais e culturais em estudo. As técnicas de investigação utilizadas foram a análise documental do Relatório Digital de 2019 do Grupo Impresa, a análise de conteúdos do Instagram da SIC e do Instagram d’O Programa da Cristina e a análise de entrevistas à Gestora de Marca SIC e à Gestora de Marketing Digital da SIC. O presente relatório de estágio conclui que não só a televisão está a ser revolucionada, mas também a experiência dos consumidores está a ser redefinida progredindo, certamente, para uma mais interativa. Assim, a estratégia de comunicação dos produtos televisivos ultrapassa as fronteiras desse media, impondo-se nas redes sociais, utilizando ferramentas para criar envolvimento e proximidade com o público, para incentivá-lo a migrar do ambiente digital para a televisão. Também o fator ‘celebridade’ é determinante para o sucesso da estratégia digital e para o sucesso dos produtos televisivos.
Data do prémio1 mar. 2021
SupervisorAna Jorge (Supervisor)