A presente dissertação A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE MÚSICA DE CÂMARA NA PEDAGOGIA DA PIANISTA HELENA SÁ E COSTA pretende comprovar a importância da prática camerística na formação de um músico, o papel dessa prática como fator motivacional no ensino da música e o seu impacto na aprendizagem do instrumento musical. Todos estes aspetos serão sempre relacionados com o percurso artístico e pedagógico da pianista portuense Helena Sá e Costa (Porto, 26 de maio de 1913 – Porto, 8 de janeiro de 2006), assim como a sua influência nos seus discípulos na prática de Música de Câmara. Referenciando um dos principais marcos da pedagogia do piano do século XX português, pretendo demonstrar a verdadeira importância da existência de música de câmara em todos os níveis das escolas de música do país. A metodologia usada para esta investigação consistiu numa pesquisa empírica, a qual pretende investigar a importância do trabalho de música de câmara na formação dos jovens estudantes de música, constatando a importância e repercussão do trabalho camerístico que a pedagoga e pianista Helena Sá e Costa teve nos seus discípulos. Para isso, foi utilizada uma abordagem quantitativa através de inquéritos e uma abordagem qualitativa com entrevistas. Foram realizadas dez entrevistas a antigos alunos de Helena Sá e Costa, assim como inquéritos colocados a professores de instrumento e alunos de piano da Academia de Música de Vilar do Paraíso, escola onde leciono presentemente. Os inquéritos tiveram como objetivo averiguar qual a importância, segundo a perspetiva de docentes e alunos, da prática de música de câmara ao longo da formação de um estudante de música. As entrevistas aos discípulos que contactaram diretamente com Helena Sá e Costa incluíram questões relacionadas com a prática camerística da pianista e a forma como esta influenciou, de alguma forma, a sua pedagogia.As conclusões do estudo apontam para a música de câmara ser uma disciplina que pode afetar positivamente a motivação dos alunos para o processo de ensino aprendizagem da música, visto desenvolver a motivação intrínseca de cada um e fomentar nos alunos o interesse, consciência e eficácia musicais. Assim como na perspetiva dos discípulos de Helena Sá e Costa, esta era absolutamente adepta da inclusão da disciplina de Música de Câmara nos currículos dos cursos oficiais de música, fazendo ainda questão que cada um dos seus alunos tivesse a visão e sentisse a importância que esse trabalho representava para a sua formação.
Data do prémio | 28 nov. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Fonseca Fonseca (Supervisor) |
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- Música de câmara
- Helena Sá e Costa
- Pedagogia
- Mestrado em Ensino de Música
A influência da prática de música de câmara na pedagogia da pianista Helena Sá e Costa
Cunha, A. R. B. D. R. (Aluno). 28 nov. 2016
Tese do aluno