Atualmente, é cada vez mais difícil para as marcas apresentarem características diferenciadoras da sua concorrência. Contudo, esse é um fator determinante para que alcancem um lugar na mente dos consumidores. Tornou-se fundamental potenciar o valor da marca, ou brand equity, que se traduz nas associações positivas que os clientes criam em volta de uma marca. O brand equity surge, portanto, como um conjunto de atributos que compõem a valorização da marca, que irão influenciar a decisão de compra do consumidor.As estratégias de responsabilidade social podem surgir como determinantes diferenciadores que fornecem à marca um posicionamento e contribuem positivamente para a sua reputação, junto dos seus consumidores.A presente investigação tem com principal objetivo aferir se as ações de responsabilidade social da marca Lidl Portugal influenciam a perceção do valor da marca, por parte dos seus clientes.As principais conclusões retiradas na presente investigação permitem validar as hipóteses em estudo. Mais precisamente, foi possível verificar que as ações de responsabilidade social influenciam a forma como os consumidores do Lidl Portugal percecionam o valor da marca, e que existe uma forte aposta por parte da empresa na implementação destas iniciativas. Assim, conclui-se que a marca reúne as condições necessárias para assegurar a vantagem competitiva e alcançar o sucesso no mercado.
Data do prémio | 27 jan. 2021 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Nuno Goulart Brandão (Supervisor) |
---|
- Valor da marca
- Consumo responsável
- Responsabilidade social corporativa
- Sustentabilidade
- Mestrado em Ciências da Comunicação
A influência das ações de responsabilidade social na perceção do valor da marca pelos seus consumidores: estudo de caso : a marca Lidl Portugal
Diniz, M. F. (Aluno). 27 jan. 2021
Tese do aluno