A influência das celebridades nas audiências televisivas

  • Mariana Merouço Azevedo (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Ao longo da sua existência, a televisão foi sofrendo várias alterações que modificaram, essencialmente, a forma como o telespetador vê e consome televisão. Nos seus primórdios, esta “caixa mágica” funcionava como um meio audiovisual que reunia pessoas, fazendo-as partilhar momentos e experiências. A nível de programação, a televisão tinha uma oferta simples que, apenas por ser novidade, conquistava multidões. Contudo, o meio televisivo tornou-se a cada dia mais competitivo e recheado de oferta. Hoje em dia, a televisão é mais um meio a que todos temos acesso e que nos permite ver o programa que pretendemos e os apresentadores de quem gostamos a qualquer hora do dia. Inevitavelmente, para fazer face à concorrência, as estações adaptaram as suas escolhas com o propósito máximo de atrair as audiências, muitas vezes através dos rostos da televisão. E, por isso, atualmente, é inconcebível falar sobre televisão sem incluir o fenómeno das celebridades. Após a surpreendente mudança de Cristina Ferreira, em 2018, da estação televisiva TVI para a SIC e após o sucesso que a apresentadora teve, nasceu a curiosidade de compreender o fenómeno das celebridades e a forma como os telespetadores as seguem. É nesse sentido que a presente dissertação vai contribuir para uma melhor compreensão do comportamento do telespetador português face aos canais televisivos e às celebridades televisivas. Através de um inquérito por questionário à população adulta portuguesa e de uma análise da cobertura mediática feita às mudanças de estações televisivas de Cristina Ferreira, foi possível concluir que os inquiridos escolhem o canal televisivo que consome com base, essencialmente, no estilo de programas que gostam de ver, apesar de parte da amostra revelar considerar os apresentadores e celebridades que deles fazem parte. Em relação ao caso específico da apresentadora Cristina Ferreira, conclui-se que grande parte dos inquiridos que a seguem, fazem-no sempre, independentemente das mudanças da apresentadora entre diferentes estações televisivas. Assim, Cristina Ferreira torna-se um caso à parte das restantes celebridades, uma vez que altera o comportamento comum dos telespetadores.
Data do prémio11 mai. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAna Jorge (Supervisor)

Keywords

  • Televisão
  • Celebridades
  • Audiências
  • Cristina Ferreira

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

'