A globalização e as mudanças tecnológicas têm contribuído para que as novas gerações e a população em geral estejam cada vez mais informadas sobre os problemas ambientais da atualidade. Neste contexto, surge um novo tipo de consumidor que sabe perfeitamente aquilo que quer e que tem em consideração o impacto que as suas escolhas poderão vir a ter no meio ambiente. As organizações viram-se, assim, obrigadas a adotar novas estratégias para acrescentar valor às suas marcas e, consequentemente, a melhorara sua reputação ao nível da responsabilidade ambiental. Paralelamente, as organizações apostaram no marketing verde, já que é uma estratégia que, para além de dar resposta às necessidades dos consumidores, também ajuda na consciencialização dos mesmos sobre os impactos ambientais das suas escolhas. Nesta investigação foram estudados os conceitos basilares para esta área temática, como sejam o marketing verde, a publicidade verde, o consumidor verde, a comunicação verde, a imagem e reputação organizacional verde e o conceito de greenwashing, deforma a compreender qual a influência deste tipo de estratégias na imagem e reputação da organização e na perceção do consumidor sobre a mesma. Estudou-se, em particular, a influência das estratégias ambientais na imagem e reputação da marca Renova. Neste estudo foi utilizada uma metodologia mista, utilizando métodos quantitativos - o questionário – e qualitativos - a entrevista e o estudo de caso. Esta investigação possibilitou uma melhor compreensão da influência das estratégias ambientais na imagem da marca e na intenção de compra dos consumidores e permitiu dar resposta à questão ética a que o estudo se propôs dar resposta relativa à utilização de falsas estratégias ambientais (greenwashing).
Data do prémio | 14 mai. 2021 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Mariana Victorino (Supervisor) |
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- Marketing verde
- Imagem e reputação organizacional
- Renova
- Práticas ambientais
- Greenwashing
- Consumidor verde
- Comunicação verde
- Publicidade verde
- Mestrado em Ciências da Comunicação
A influência das práticas ambientais na imagem e reputação da organização e na perceção do consumidor : estudo de caso Renova
Rodrigues, C. S. (Aluno). 14 mai. 2021
Tese do aluno