A influência das tendências macro na seleção de mercados internacionais
: o caso da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe

  • Luís António Araújo Igreja (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente trabalho procura encontrar resposta ao desafio colocado pela ANICP de encontrar novos mercados para as suas conservas de peixe. A principal questão de investigação é, portanto: Como é que as tendências macro influenciam a seleção de um mercado internacional? De forma a responder aos desafios colocados, a estratégia de investigação adotada foi o estudo de caso baseando-se na informação recolhida de várias fontes, como dados internos da ANICP, informação do website da associação e outras fontes. A investigação concluiu que o novo mercado internacional com mais potencial para a exportação de conservas de peixe portuguesas será a Coreia do Sul, decorrente do seu elevado consumo de peixe per capita, do elevado poder de compra dos seus cidadãos e da existência de um acordo de comércio livre entre a Coreia do Sul e a União Europeia, que permite às conservas de peixe serem exportadas sem pagarem qualquer tarifa.
Data do prémio21 out. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRicardo Alexandre Morais (Supervisor)

Keywords

  • Tendências macro
  • Seleção de mercado internacional
  • Estudo de caso
  • Portugal
  • ANICP

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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