O presente trabalho procura encontrar resposta ao desafio colocado pela ANICP de encontrar novos mercados para as suas conservas de peixe. A principal questão de investigação é, portanto: Como é que as tendências macro influenciam a seleção de um mercado internacional? De forma a responder aos desafios colocados, a estratégia de investigação adotada foi o estudo de caso baseando-se na informação recolhida de várias fontes, como dados internos da ANICP, informação do website da associação e outras fontes. A investigação concluiu que o novo mercado internacional com mais potencial para a exportação de conservas de peixe portuguesas será a Coreia do Sul, decorrente do seu elevado consumo de peixe per capita, do elevado poder de compra dos seus cidadãos e da existência de um acordo de comércio livre entre a Coreia do Sul e a União Europeia, que permite às conservas de peixe serem exportadas sem pagarem qualquer tarifa.
Data do prémio | 21 out. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Ricardo Alexandre Morais (Supervisor) |
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- Tendências macro
- Seleção de mercado internacional
- Estudo de caso
- Portugal
- ANICP
A influência das tendências macro na seleção de mercados internacionais: o caso da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe
Igreja, L. A. A. (Aluno). 21 out. 2022
Tese do aluno