A influência de campanhas de responsabilidade social na decisão de compra das consumidoras portuguesas
: estudo de caso marca DOVE

• Ana Sofia Santos Brito (Aluno)

Num mercado onde a concorrência e a competitividade são cada vez maiores surge a necessidade de as organizações apresentarem a sua oferta através de uma comunicação eficaz, que permita que se diferenciem da concorrência e alcancem vantagens competitivas. Esta diferenciação pode ocorrer, entre outros fatores, através da implementação de ações e projetos de Responsabilidade Social Corporativa, que têm ganho relevância, quer no contexto organizacional, quer para o próprio consumidor.Nesse sentido, a publicidade é, muitas vezes, a ferramenta utilizada pelas organizações para comunicar as respetivas iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa, pelo que se considerou relevante compreender a influência que as mesmas têm na decisão de compra dos consumidores.Esta investigação centrou-se, portanto, no caso concreto das campanhas de Beleza Real da Dove Portugal e teve como principal objetivo compreender, através da aplicação de um inquérito por questionário às consumidoras da marca, se estas campanhas as influenciaram a comprar produtos da Dove. Como principais resultados, apurou-se que as campanhas de Beleza Real exercem uma influência positiva na decisão de compra das consumidoras da marca, principalmente as mais jovens, uma vez que são as que mais se identificam com a mensagem veiculada por estas campanhas e com os objetivos das mesmas.
Data do prémio4 fev. 2022
SupervisorJoão Simão (Supervisor)