A influência do valor da marca mãe nas suas submarcas
: o caso Volkswagen Financial Services

• Eduardo Ferreira Roçadas (Aluno)

Numa sociedade cada vez mais consumista e exigente na qual se valoriza muito o valor de uma marca, a sua notoriedade e imagem, as empresas olham para as marcas como sendo um ativo bastante importante, o que implica para a organização uma necessidade de renovação continuada. Tendo em conta este fator, as empresas optam por estratégias de extensão de marca utilizando o valor e notoriedade da marca mãe alavancando estas mais valias nas suas submarcas, para assim as conduzirem para novos mercados expandindo desta forma os negócios da organização. Deste modo, e tendo em conta estes fatores que surge o foco deste relatório de estágio sobre o tema “A Influência do Valor da Marca Mãe nas Suas Submarcas: O Caso Volkswagen Financial Services”. O presente relatório tem como objetivo compreender e refletir se a notoriedade da marca VWFS deve-se por pertencer ao grupo Volkswagen ou se a ganhou autonomamente, bem como procurar perceber em que consiste uma marca. Nesse sentido e para levar a cabo esta investigação, optamos por uma metodologia que tem por base o método qualitativo, tendo a recolha de dados sido realizada através da observação direta, análise documental e entrevista semidiretiva. Este estudo permitiu concluir que a Volkswagen ao criar a sua submarca VWFS não só permitiu aumentar os lucros do grupo como se verificou que a marca mãe tem influência na submarca, pois quanto maior for a confiança do consumidor face à marca mãe melhor será a avaliação do consumidor face à extensão. Mas o que ditará o sucesso da extensão será a sua autonomia e estratégia implementada.
Data do prémio27 abr. 2018
SupervisorJosé Gabriel Andrade (Supervisor)

• Marca mãe
  • Submarcas