A influência dos bifosfonatos na falha dos implantes dentários
: revisão sistemática

• Cristiana Gomes Rebelo (Aluno)

Introdução: O edentulismo constitui uma condição clínica associada a constrangimentos psicossociais que provêm da deficiência a nível funcional e estético. A colocação de implantes dentários é uma solução amplamente difundida nestas situações. Contudo a osteointegração do implante parece encontrar-se dependente de inúmeros fatores, nomeadamente a toma de bifosfonatos, fármacos estes também frequentemente associados à osteonecrose dos maxilares. Objetivos: Verificar qual a influência dos bifosfonatos na osteointegração de implantes em pacientes que façam terapia com BFs e tenham sido submetidos a uma cirurgia de colocação de um ou mais implantes. Materiais e Métodos: A presente revisão sistemática foi elaborada de acordo com as guidelines PRISMA. Quatro bases de dados foram utilizadas: PubMED/MEDLINE, Scopus, Web of Science e DOAJ. Foram pesquisados de janeiro de 2000 até dezembro de 2021 (inclusive) artigos que tratam da questão PICO. Foram incluídos estudos em que os pacientes usavam bifosfonatos sistémicos e tivessem sido submetidos a cirurgia de implantes dentários. Ainda, ensaios controlados aleatórios, casos-controlo, series de casos, estudos retrospetivos e prospetivos foram incluídos na pesquisa. Resultados: Inicialmente obtivemos um total de 491 artigos em todas as bases de dados bibliográficas, após removermos os duplicados resultaram 277 artigos. Depois da leitura do título e resumo obtivemos 17 artigos para leitura integral, para avaliar a sua elegibilidade. Por fim, foram incluídos 13 artigos nesta revisão sistemática. Conclusão: Verificou-se um alto índice médio de insucesso na osteointegração de implantes (59%) em pacientes que usam bifosfonatos. A taxa de insucesso foi menor quando realizada a interrupção da terapêutica. Nos pacientes que não descontinuaram a medicação, a taxa de insucesso foi menor nos que faziam uso de BFs de 2ª geração. Fatores de risco como tabaco, diabetes e hipertensão foram relacionados com taxas de insucesso mais altas.
Data do prémio15 jul. 2022
SupervisorPatrícia Couto (Supervisor), Gustavo Fernandes (Co-Orientador) & Nuno Malta dos Santos (Co-Orientador)

• Bifosfonatos
  • Implantes dentários