A influência dos estereótipos de género na carreira de mulheres em posições de poder e autoridade nas organizações
: uma revisão sistemática de literatura

• Inês Aquiles da Silva Coelho (Aluno)

Historicamente as mulheres têm enfrentado dificuldades acrescidas no acesso a posições de topo nas organizações, as quais constituem um domínio marcadamente masculino. Apesar da legislação em vigor e dos progressos que se têm verificado na redução das disparidades de género nas últimas décadas, estas são ainda significativas, nomeadamente em contexto laboral. A persistência de tais diferenças conhece diversas explicações, parecendo consensual a ideia de que se trata de um fenómeno complexo e multifacetado. Os estereótipos de género e a ideologia de género inerente à cultura organizacional são dos fatores sugeridos pela literatura para explicar a persistência das formas de discriminação a que as mulheres estão sujeitas. A mudança da cultura organizacional seria, neste contexto, um fator relevante para a superação das dificuldades que as mulheres enfrentam, quando incluem uma carreira profissional no seu projeto de vida. A presente revisão de literatura visou compreender de que forma é que os estereótipos de género ajudam a construir a sub-representação feminina em posições hierarquicamente superiores, bem como, verificar o que essa construção representa para as mulheres envolvidas em tais processos. A resposta à questão de investigação permitiu identificar três temas: (1) Conciliação entre trabalho e vida pessoal e familiar; (2) Discriminação de género; (3) Políticas de Recursos Humanos. Os resultados sugerem que a investigação mais recente tem procurado soluções no âmbito da GRH para contrariar a baixa representação de mulheres nas posições e topo nas organizações.
Data do prémio6 jul 2020
SupervisorMaria Isabel G. G. Castro Guimarães (Supervisor)

• Disparidades de género
  • Estereótipos de género