A influência dos reality shows nas audiências do canal
: o caso do programa “Esta manhã” da TVI

  • Rita Vieira Matos (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Desde os primórdios dos anos 2000 que os reality shows têm desempenhado um papel fundamental na programação da TVI, consolidando-se como um elemento chave na grelha deste canal. Estes programas não só conquistaram audiências massivas, como também serviram como alicerce para o desenvolvimento de uma panóplia de conteúdos. Neste estudo, procuramos compreender como a presença constante dos reality shows nas grelhas de programação pode influenciar as audiências de outros programas do canal, nomeadamente aqueles que adotam formatos e compreendem públicos-alvo distintos. No centro da nossa análise está o programa Esta Manhã, o programa de infoentretenimento que esteve em exibição de 1 de fevereiro de 2021 a 30 de janeiro de 2024 e que ocupou de segunda-feira a sexta-feira a faixa horária das 7h às 10h. Este estudo trata-se de um relatório de estágio, o qual foi realizado na área de produção de conteúdos do programa vespertino. Através desta investigação, visamos entender as possíveis oscilações audimétricas no morning show, aquando da existência ou da ausência de reality shows na grelha. A pergunta que orienta esta investigação é “Os reality shows da TVI influenciam as audiências do programa Esta Manhã?”. Optámos, então, por uma metodologia mista: em termos quantitativos, realizámos uma análise audimétrica do programa Esta Manhã e, em termos qualitativos, recorremos a entrevistas ao produtor executivo e aos dois produtores de conteúdo do programa.Os resultados revelaram uma complexidade nas interações entre os dois elementos, destacando a natureza multifacetada do comportamento televisivo. A lógica subjacente sugere que há benefícios, mas a relação entre os reality shows e o sucesso do programa matutino não é direta nem linear. Entender a interconexão entre eles transcende a análise de números de audiência, exigindo uma compreensão mais profunda das tendências e preferências do público. Em última análise, este estudo sublinha a necessidade contínua de investigação na interseção entre reality shows e outros formatos televisivos.
Data do prémio24 jul. 2024
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCatarina Duff Burnay (Supervisor)

Keywords

  • Televisão
  • Reality shows
  • Infoentetenimento
  • Programação televisiva
  • Audiências

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

'