A informação dos youtubers na formação de opinião de crianças dos 8 aos 12 anos sobre temas da atualidade

• Ana Beatriz Martins Rijo Pinto (Aluno)

As crianças consomem vídeos do YouTube para obter novas informações e formar a sua própria opinião sobre diferentes temas. Neste contexto, o papel dos YouTubers e dos vídeos onde abordam temas sociais e políticos da atualidade, de forma direta ou indireta, torna-se cada vez mais importante no desenvolvimento da criança.A presente dissertação foca-se na influência dos YouTubers na formação de opinião das crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos sobre temas da atualidade. O estudo utiliza um método qualitativo, pelo que a recolha de dados é feita através de entrevistas a 20 crianças e a 5 YouTubers portugueses e brasileiros, com o intuito de compreender de que forma é que os conteúdos e as mensagens dos YouTubers impactam as crianças, bem como o ponto de vista dos YouTubers sobre o seu papel na formação dos mais jovens.Os resultados sugerem que as crianças adquirem conhecimento no YouTube, sobretudo, através de uma aprendizagem não planeada, assimilando opiniões e comportamentos dos modelos que encontram nesta plataforma muitas vezes sem terem essa intenção ou estarem aptos a pensar criticamente sobre a informação com a qual se deparam. Com base na relação pessoal que as crianças sentem ter com os YouTubers, estas personalidades, que abordam regularmente temáticas relevantes para a sociedade nos seus canais, fazem parte do grupo de agentes que as crianças encaram como uma referência e de quem replicam atitudes, pelo que adquirem hoje um papel de líderes de opinião entre os mais novos.Conclui-se que estes indivíduos influenciam a formação de opinião das crianças sobre temas sociais e políticos, mesmo que nem sempre os abordem de forma direta nos seus vídeos orgânicos, e que, por vezes, os tratem sem ser em conteúdos de entretenimento, mas sim emações de publicidade quando são porta-vozes de campanhas de determinadas marcas.
Data do prémio17 jan. 2022
SupervisorAlexandre Duarte (Supervisor)