A iniciação à leitura de partituras na disciplina de formação musical no 1º ano do Curso Básico de Instrumento da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo
: estudo de caso

  • Nancy Samico da Cruz (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Nesta dissertação faz-se uma abordagem à leitura de partituras, competência desenvolvida na disciplina de Formação Musical. Após uma análise bibliográfica acerca da leitura desenvolveu-se um Estudo de Caso. Este teve a duração de dez aulas de sessenta minutos cada e foi aplicado à turma do 1º CBI da EPMVC, sendo esta uma turma que estava a iniciar a aprendizagem musical. A escolha do tema deriva da aparente falta de destreza, por parte dos alunos, na descodificação da linguagem musical. Para a investigação, a pesquisa centrou-se na leitura de textos e partituras servindo para aferir se os mecanismos de leitura são semelhantes. O Estudo desenvolvido foi de carácter qualitativo e a análise dos seus resultados foi realizada em três grupos distintos consoante as habilitações musicais prévias. O objetivo final foi fornecer aos alunos a competência de conseguir entoar uma melodia com o nome de notas. O Estudo de Caso foi intitulado de “Olimpíadas da Leitura”, dado que este teve vários desafios. Esta atividade foi dividida em aulas pelos respetivos temas – movimento sonoro, as notas musicais e série de notas – e por provas de carácter lúdico, para verificar se os objetivos propostos para cada tema foram alcançados com sucesso. No entanto, também se pretendem verificar se as atividades propostas foram proveitosas para a aprendizagem da leitura musical. Os resultados obtidos mostraram que as diversas atividades foram profícuas, dando aos alunos diversos desafios pelas diferentes provas e obtendo resultados positivos nos três grupos de análise. O objetivo final do Estudo de Caso foi alcançado por todos alunos, sendo ainda necessário melhorar alguns aspetos como a aplicação das dinâmicas. Com esta investigação pretendeu-se contribuir para o desenvolvimento pedagógico da disciplina de Formação Musical e para a diversificação de materiais da disciplina em questão, visto que existem poucas investigações realizadas neste âmbito.
Data do prémio21 abr. 2016
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPedro Miguel Pereira Monteiro (Supervisor)

Keywords

  • Leitura
  • Leitura musical
  • Linguagem musical
  • Movimento sonoro
  • Notas musicais

Designação

  • Mestrado em Ensino de Música

Citação

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