A inovação como fator crítico no desempenho organizacional
: estudo de caso nas PME’s da região de Aveiro, Portugal

• Joana Gonçalves Oliveira (Aluno)

As organizações são confrontadas diariamente com diversas mudanças no seu dia a dia, quer sejam mudanças positivas, quer sejam mudanças negativas. Formular uma estratégia é fundamental para as organizações porque é através dela que as organizações evoluem e, também, é através dela que aprendemos a empreender e a inovar, de forma a alcançar de maneira positiva os clientes e os stakeholders. Hoje em dia, as organizações não visam apenas o lucro. Elas procuram também ter uma boa liderança no mercado em que atuam de modo a terem sucesso a longo prazo. Para isto acontecer, é importante a organização conseguir adotar um processo de inovação adequado. Posto isto, este trabalho tem como objetivo analisar a influência da inovação no desempenho organizacional. Com vista a alcançar este objetivo, optou-se por uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, tendo sido apuradas 106 respostas válidas. A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva e ao modelo de regressão linear simples e, ainda, ao modelo de seleção automática de variáveis. Os resultados obtidos mostram que a inovação exerce influência sobre o desempenho organizacional, especialmente, nas dimensões do desempenho financeiro, clientes e processos internos.O presente estudo aponta como contribuições, relativamente à literatura, a ligação entre os constructos, inovação e desempenho organizacional, permitindo aprofundar o conhecimento sobre estes conceitos e, também, evidenciar a importância dos mesmos. Ao nível empresarial, as empresas precisam de manter o máximo de eficácia utilizando, assim, os recursos de forma eficiente, de modo a obter vantagens competitivas no mercado e otimizar o desempenho da empresa.
Data do prémio16 dez 2021
SupervisorClotilde Passos (Supervisor) & Célia Ribeiro (Co-Orientador)

• Inovação
  • Desempenho organizacional