A integração dos websites na estratégia das Pequenas e Médias Empresas Portuguesas
: um estudo empírico

  • Luísa Alexandra Matos Ferreira Lopes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A Internet e a Web revolucionaram o mundo ao permitirem comunicações assíncronas, superando barreiras temporais e limitações geográficas. Os Websites popularizaram-se no mundo empresarial, sendo perspetivados como um investimento que deve gerar retorno. Contudo, a avaliação do investimento nesta tecnologia não é de todo trivial ou automática, sendo difícil garantir a sincronização dos Websites empresariais com as efetivas necessidades e estratégia da empresa. As pequenas e médias empresas (PME) desempenham um papel vital em muitas das principais economias em todo do mundo, sendo consideradas pela Comissão Europeia como a espinha dorsal da economia europeia e a maior fonte potencial de emprego e crescimento económico. Em Portugal representam quase 99% do tecido empresarial. A eficácia dos Websites tornou-se um ponto de preocupação para profissionais e investigadores. A presente dissertação analisa os Websites das PME de excelência de 2011 com base num quadro avaliativo fundamentado na literatura existente, com o intuito de auxiliar os líderes das PME que reconhecem a importância crítica da Internet, mas que permanecem com dúvidas sobre a melhor forma de implementar estratégias empresariais utilizando a esta tecnologia. O conhecimento dos pontos vitais ao sucesso desta tecnologia facilitarão o seu implementar estratégico. O uso da Web pelas PME Portuguesas é ainda muito limitado. Uma grande porção das empresas analisadas não tem Websites e uma parte expressiva das que têm Websites apenas possuem uma presença institucional na Web. Através do seu Website apresentam a empresa, publicitam os seus produtos e serviços e divulgam os contatos. A grande maioria dos Websites analisados é explorada bastante aquém do seu potencial, sugerindo uma grande margem para evolução. O alinhamento estratégico desta ferramenta está ainda longe de ser alcançado, sendo necessário ainda percorrer um grande caminho para a sua efetiva integração na estratégia empresarial.
Data do prémio2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNuno Filipe Melão (Supervisor)

Keywords

  • Website
  • PME
  • Estratégia
  • Modelos de maturidade ou de adoção de TIC

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'