A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis

• Afonso Maria Negrão Meneses de Souza Roza (Aluno)

A preservação do meio ambiente é uma preocupação tanto das empresas como dos consumidores, e o estudo da intenção de compra por parte dos consumidores tem vindo a crescer. Poucos estudos incidiram sobre a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis, com foco na população portuguesa. Assim sendo, o principal objetivo desta investigação é identificar e perceber os fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis. Com base na revisão da literatura identificou-se o valor percebidos das embalagens sustentáveis, a disposição a pagar, a preocupação ambiental e a atitude em relação às embalagens sustentáveis. A partir destes elaborou-se um modelo conceptual que foi testado com recurso a dados primários obtidos por meio de um questionário online do qual resultaram 161 respostas, todas válidas. Os dados foram analisados com o auxílio do programa SPSS. Os resultados sugerem que todos os fatores apresentam uma influência estatisticamente significativa, sendo o fator disposição a pagar o mais influente. De um ponto de vista prático, os resultados indicam que para aumentar a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis, deverão ter em consideração estes fatores.
Data do prémio13 jul. 2023
SupervisorSusana Silva (Supervisor) & Paulo Alexandre de Oliveira Duarte (Co-Orientador)

• Intenção de compra
  • Valor percebido das embalagens sustentáveis