A interação de telespectadores de telenovelas nas redes sociais

  • Constança Neves Sequeira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A telenovela é o género televisivo com mais destaque nas grelhas de programação em Portugal e com capacidade para gerar elevados níveis de audiência. É um produto integrante da indústria cultural, procurando prender os consumidores de forma a que façam de ver telenovelas uma prática diária.
A ascensão do digital provocou alterações na forma como os telespectadores acedem aos conteúdos, algo que levou ao desenvolvimento de um novo panorama comunicacional. Novos desafios foram colocados às empresas e a televisão não foi excepção. As estações de televisão integraram-se na Internet e nas redes sociais, o que possibilitou ao consumidor ter uma voz activa no digital, bem como interagir com os conteúdos publicados nas redes sociais.
O estágio realizado na produtora Plural Entertainment suscitou o interesse em compreender como reagem os consumidores de telenovelas e utilizadores de redes sociais à presença da TVI no digital e como se comportam perante os conteúdos partilhados a respeito das telenovelas. Pretendemos entender se os telespectadores de telenovelas dão um novo uso às telenovelas através das redes sociais.
Neste sentido, o enquadramento teórico procura compreender o que é a telenovela enquanto produto da indústria cultural, como se tem desenvolvido ao longo dos anos desde o seu aparecimento em Portugal e como a audiência fez com que o género televisivo se tornasse um produto indispensável na programação televisiva. De seguida, procuramos compreender como surgiu a integração da televisão no ambiente online e como essa alteração trouxe mudanças no panorama comunicacional entre o consumidor e a televisão no que diz respeito às telenovelas.
Data do prémio22 out. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorEduardo Cintra Torres (Supervisor)

Keywords

  • telenovela
  • comportamento do consumidor
  • interactividade
  • televisão nas redes sociais

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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