O presente relatório final sistematiza o desenvolvimento de um percurso de reflexão e ação pedagógica cujo culminar se prende com a obtenção do grau de mestre em Ciências Religiosas. No primeiro capítulo, enquadra-se informação geográfica, económica e social relevante relativamente à escola e turma com a qual se desenvolveu um trabalho iterativo de construção e ponderação sobre a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada atinente ao referido Mestrado. No segundo capítulo explana-se a fundamentação teórica referente à pedagogia implementada, à luz da problemática da interculturalidade em Educação Moral e Religiosa Católica, abordando-se não apenas os contributos, mas também os desafios emergentes. Finalmente, o último capítulo encerra esta jornada, articulando a realidade e a doutrina e constatando a centralidade da escola como lugar de tolerância e respeito pela diversidade, apresentando-se propostas alternativas de ação pedagógica baseadas numa reflexão teóricoprática.
- Educação
- Educação moral e religiosa católica
- Interculturalidade
- Diversidade
- Tolerância
- Mestrado em Ciências Religiosas
A interculturalidade e a educação moral e religiosa católica: contributos e desafios
Leite, F. A. T. (Aluno). 8 jan. 2024
Tese do aluno