A internacionalização das empresas portuguesas no mercado brasileiro
: motivações, barreiras e facilitadores

• Tomás Pratas Cabral (Aluno)

O Trabalho Final de Mestrado pretende analisar a internacionalização das empresas portuguesas no mercado brasileiro. Que processos de internacionalização seguem as empresas portuguesas que operam no mercado brasileiro? Quais as principais motivações e barreiras que estas empresas enfrentam? Que papel facilitador têm agências como a AICEP e outras instituições e/ou consultores nos referidos processos? Estas são as perguntas de investigação. Para responder a estas perguntas, tendo como suporte uma revisão da literatura e a parceria de estágio da Católica Porto Business School com a delegação da AICEP no Brasil, foi elaborado um questionário online a empresas brasileiras filiais de empresas portuguesas no mercado brasileiro. Os resultados indicam que os processos de internacionalização que as empresas seguem são variados e que os principais motivos para a internacionalização são o aumento do volume de negócios, a procura de novos clientes, o aumento da notoriedade, o reconhecimento da marca e o acompanhamento da internacionalização da concorrência. As principais barreiras referidas são a morosidade e burocracia associados à internacionalização, os riscos económicos, os riscos políticos e a forte competitividade do mercado brasileiro. A AICEP é a entidade a que as empresas recorrem mais no mercado brasileiro e nos mercados internacionais referidos e as principais ações assinaladas pelas empresas são o esclarecimento de dúvidas relativas a regras e regulamentos e a realização de estudos setoriais, tanto no mercado brasileiro, como nos outros mercados internacionais em que as empresas operam.
Data do prémio13 jul 2022
Supervisor Leonardo Costa (Supervisor)

• Processos de internacionalização
  • Mercado brasileiro