Na era de globalização em que vivemos hoje, mais e mais organizações não apenas ambicionam uma presença internacional como, muitas das vezes, são compelidas a tê-la. O rápido aumenta das trocas internacionais têm vindo a pautar este fenómeno, exercendo pressões competitivas sobre as pequenas e médias empresas (PMEs). No processo de internacionalização das PMEs, a investigação científica tem vindo a confirmar a relevância das redes tanto sociais como interempresariais. Contudo, a maioria dos estudos usa uma abordagem em detrimento da outra, quando já foi feito prova que as relações sociais e empresariais estão conectadas e, consequentemente, não devem ser dissociadas. Adicionalmente, a maioria da investigação centra-se nas indústrias de tecnologia e software, havendo diversos autores que alertam para a necessidade de alargar o âmbito da pesquisa para outros sectores. Realizando três estudos de caso múltiplos, pretende-se investigar qual é a influência das redes sociais e interempresariais na seleção de mercado e modo de entrada das PMEs têxteis e de vestuário portuguesas. Os resultados decorrentes da análise de vinte e três entradas em mercados estrangeiros, distribuídas por três empresas, sugerem que as relações sociais exercem influência na seleção de mercado. É ainda demonstrado que as redes sociais e interempresariais estão intimamente ligadas entre si, existindo permutabilidade. No que diz respeito às relações sociais, confirma-se que existe uma maior importância dos laços fracos na identificação de oportunidades de internacionalização.
- Internacionalização
- Redes sociais
- Redes interempresariais
- PMEs
- Portugal
- Indústria têxtil e de vestuário
- Seleção de mercados
- Modo de entrada
- Mestrado em Economia Empresarial
A internacionalização das PMEs têxteis portuguesas: abordagem de redes
Rothes, A. P. A. D. (Aluno). 19 jul. 2017
Tese do aluno