A internacionalização de Business Schools e o fator cliente, no contexto da pandemia COVID-19

• Hugo Jorge Teixeira Campos e Matos (Aluno)

O conceito de internacionalização nem sempre teve um significado comum a todas as perspetivas e tem vindo a evoluir ao longo dos tempos, na medida em que transcende vários domínios. Foi, por isso, interessante iniciar este trabalho final de mestrado com uma descrição sucinta da evolução do termo em questão, ao longo dos anos, sobre a perspetiva de vários autores, afunilando para a esfera das business schools, de modo que se consiga perceber como é que este conceito era encarado pelas mesmas, de acordo com as perspetivas existentes. Para melhor perceber como é que as business schools responderam à pandemia da COVID-19, foi preponderante descrever o clima em que estas se encontravam, relativamente à conjunção das suas estratégias de internacionalização com a pandemia que se iniciou em 2020. O facto de haver uma pandemia não invalida estipular estratégias de internacionalização, tendo sido possível perceber alguns dos entraves que surgiram. Por último, o objetivo era compreender de que forma os clientes das business schools (os estudantes), encaravam a evolução desta qualidade das business schools, como fator de decisão da sua escolha de instituição para prosseguir os seus estudos, agregado à época pós-pandémica, como na época pré-pandémica. O método utilizado na presente tese é, na sua essência, qualitativo, tendo sido realizadas dez entrevistas a indivíduos que se encontravam atualmente numa business school, que estiveram numa business school e que ambicionavam integrar uma business school, de modo que se perceba as suas escolhas, face à situação em que se encontravam.
Data do prémio12 out. 2022
SupervisorHelena Sofia Silva Borges Salgado Fonseca Cerveira Pinto (Supervisor)

• Internacionalização
  • Business school