A internet das coisas
: avaliação do grau de aceitação da tecnologia RFID pelo cidadão comum: estudo do caso português

  • André Gil Capela Esteves (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O valor da Internet das Coisas (IoT) é, hoje, muito amplo, com o seu poderoso impacto a fazer-se sentir nos mais diversos setores e áreas da sociedade, estimando-se que no ano de 2020 esta represente um valor total de 263 biliões USD. A tecnologia RFID, vista como o núcleo da IoT, assume um papel preponderante na Gestão dado que é cada vez maior o número de organizações que usam esta tecnologia tanto para agilizar processos nas suas cadeias de abastecimento como para facilitarem o dia-a-dia dos seus utilizadores sejam eles clientes ou retalhistas. Com o nosso estudo de caso pretendemos avaliar o grau de aceitação da tecnologia RFID pelo cidadão comum em Portugal. Com esse propósito, aplicamos o Modelo de Aceitação da Tecnologia, introduzindo novas dimensões ao modelo base proposto por Davis et al (1989), de forma a garantir a sua correta adequação à tecnologia RFID. Assim, enquanto o modelo base da TAM apenas inclui a utilidade percebida, facilidade de utilização percebida e as atitudes para com o uso da tecnologia, optamos, para o nosso estudo, por incluir seis variáveis adicionais com base na revisão da literatura. O modelo TAM foi aplicado através da realização de um inquérito por questionário elaborado online, tendo sido obtido um total de 1309 respostas. Relativamente aos resultados obtidos, destaca-se o acordo dos respondentes quanto à conveniência da tecnologia RFID, que percecionam como confortável e eficiente na realização de tarefas. Os resultados revelam ainda que os problemas da privacidade e da segurança recorrentemente associados aos produtos com etiquetas RFID, não são considerados um obstáculo à adoção futura desta tecnologia.
Data do prémio22 jul. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAntónio Andrade (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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