A intervenção de enfermagem comunitária num bairro de génese social em tempos de pandemia da COVID-19

• Maria do Céu Coelho Monteiro Pires (Aluno)

O presente relatório é devido ao estágio final realizado numa Unidade de Saúde Pública da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito do Mestrado em Enfermagem na área de Saúde Comunitária e de Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Lisboa, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.A pandemia da COVID-19 é uma emergência de saúde pública global, considerada a crise mais desafiadora que já se enfrentou (WHO, 2020a). A COVID-19 é uma doença infeciosa, potencialmente evitável e as precauções baseadas na transmissão do vírus são o ponto fulcral. Para conter a expansão da doença e na fase em que nos encontrávamos, as recomendações pontuam as medidas preventivas como cruciais no combate e as de maior efeito amortizador para conter as infeções e prevenir a transmissão (WHO, 2020b; 2020d).Desenvolveu-se um projeto de intervenção comunitária na sequência do diagnóstico de necessidades de saúde da comunidade residencial de um bairro de génese social da área de influência da USP, com ênfase na capacitação da comunidade, para a aquisição de conhecimentos que conduzam à adoção de medidas preventivas.A metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto foi o processo de planeamento em saúde. O referencial teórico adotado foi o modelo de promoção de saúde de Nola Pender.Os diagnósticos de enfermagem identificados (diagnósticos CIPE) após priorização foram: conhecimento sobre distanciamento não demonstrado; conhecimento sobre utilização de equipamento de proteção (uso de máscara) não demonstrado e conhecimento sobre higiene pessoal (lavagem das mãos) não demonstrado.Optou-se por uma intervenção dirigida à comunidade, alicerçada na estratégia de educação para a saúde. Elegeu-se o envolvimento de atores da comunidade local e foi crucial a colaboração com o líder local religioso do bairro. O projeto contribuiu para uma intervenção estruturada, próxima, customizada e socioculturalmente competente e uma oportunidade de fortalecer a promoção da saúde agora e até para o futuro, contribuindo simultaneamente para o desenvolvimento de competências de enfermagem comunitária.
Data do prémio28 set 2021
SupervisorAna Resende (Supervisor)

• Promoção da saúde
  • Capacitação