A introdução do voto plural pela alteração ao CVM, aditada pela lei n.º 99-A/2021, como meio de dinamização do mercado de capitais português

• Taíssa Sofia Reis Pamplona (Aluno)

O presente estudo tem como propósito proceder a uma análise expositiva do regime da admissibilidade do direito especial ao voto plural nas sociedades admitidas à negociação em mercado regulamentado, como figura preponderante para o crescimento e aumento da liquidez do mercado de capitais português e para a adesão a este por pequenas e médias empresas e por grandes empresas não cotadas. A finalidade da dissertação consiste na investigação dos problemas estruturais do mercado de capitais nacional e como a legislação aplicável influenciou tal problema. Posteriormente, refletirá a admissibilidade do voto plural, introduzida recentemente no ordenamento jurídico, e como tal poderá contribuir para o aumento da liquidez e do reconhecimento deste mercado de capitais. Para esta análise assume especial relevância a diferença de regimes vigente em Portugal, para as sociedades anónimas cotadas e não cotadas.
Data do prémio5 abr. 2024
SupervisorJorge Manuel de Brito Pereira (Supervisor)

• Ações com voto plural
  • Direitos de voto dos acionistas