A literacia digital da Geração X em Portugal
: as diferenças entre homens e mulheres

  • Rita Gregório Santos Almeida (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Num mundo onde a transformação digital é cada vez mais presente, a literacia digital apresenta-se como uma necessidade cada vez mais acrescida na educação, nas organizações e na vida social, cultural e mediática. Desde modo, a promoção da literacia digital, primeiramente através do diagnóstico, e posteriormente via processos e programas de formação e promoção, é
fundamental. A literacia digital varia de indivíduo para indivíduo, mas varia sobretudo consoante o género e geração. Atualmente existem ainda poucos estudos a cerca dos níveis de literacia digital em Portugal, particularmente com o foco no género e na geração. Uma vez que a Geração X constitui a principal força de trabalho presente no mercado português atual e que esta foi a
geração que ao longo da sua vida presenciou mais revoluções tecnológicas, foi a geração sobre a qual a presente investigação se debruçou. Centrada na realidade portuguesa, e com recurso a um quadro conceptual que tinha como conceitos base o género, as gerações e a literacia digital, a investigação procurou responder à questão “Os níveis de literacia digital dos homens são mais elevados do que os das mulheres, em Portugal, na Geração X?”, e foi possível apurar que tal não acontece. A investigação qualitativa partiu do modelo dos 8 elementos essenciais das Literacias Digitais de Doug Belshaw (2014) para a criação de um inquérito por questionário que pudesse aferir o nível de literacia digital, de cada género, da Geração X portuguesa. Assim, apurou-se que o género feminino apresenta um desempenho superior que o género masculino na literacia
cultural, na literacia construtiva, na literacia comunicativa e na literacia de confiança. A literacia cognitiva foi a única onde o género masculino demonstrou um desempenho superior ao género feminino. Adicionalmente, na literacia criativa o desempenho foi semelhante entre os dois géneros. Por fim, no que diz respeito à literacia crítica e à literacia cívica, o seu apuramento de
desempenho acabou por se revelar um constrangimento, pelo que não se chegou a conclusões comparativas entre os géneros. Abrir o conhecimento da temática da Literacia Digital através de um estudo diagnóstico a uma população particular procura contribuir para uma sociedade mais justa, segura e inclusiva.
Data do prémio18 dez. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCarla Ganito (Supervisor)

Keywords

  • Género
  • Literacia digital
  • Portugal
  • Geração X

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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