A marca e o artista
: o caso de Alexandre Farto aka Vhils

  • Margarida Isabel de Azevedo Costa Forte (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

As indústrias criativas, os novos meios de comunicação, a arte e a gestão são temas que se cruzam no panorama actual, esbatendo as fronteiras entre o mundo empresarial e a atividade artística, assemelhando-se a uma tendência contemporânea de cariz publicitário e consumista.Esta dissertação resulta de uma investigação baseada num estudo de caso que procurou analisar a visibilidade associada ao artista Alexandre Farto aka Vhils, de modo a perceber a forma como a marca de um artista é produzida, gerida e difundida, adoptando assim uma perspectiva que recorre a noções e práticas do marketing.A investigação foi conduzida através de uma metodologia qualitativa, com auxílio de entrevistas. Procurou-se caracterizar os instrumentos e os recursos de atuação do artista, o seu posicionamento na esfera pública e as estratégias comerciais utilizadas.Neste sentido, foi possível sistematizar o conhecimento sobre um caso português e explorar o diálogo entre os universos da arte e da publicidade e a passagem do estatuto de artista/produtor a artista/produto.Conclui-se que, sobretudo através da criação de um posicionamento estratégico forte, é possível estabelecer e legitimar um estatuto de artista/marca.
Data do prémio10 dez. 2019
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorLaura Castro (Supervisor) & Patrícia Dias (Co-Orientador)

Keywords

  • Alexandre Farto
  • Vhils
  • Marketing
  • Branding
  • Gestão
  • Arte urbana
  • Criatividade

Designação

  • Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas

Citação

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