As indústrias criativas, os novos meios de comunicação, a arte e a gestão são temas que se cruzam no panorama actual, esbatendo as fronteiras entre o mundo empresarial e a atividade artística, assemelhando-se a uma tendência contemporânea de cariz publicitário e consumista.Esta dissertação resulta de uma investigação baseada num estudo de caso que procurou analisar a visibilidade associada ao artista Alexandre Farto aka Vhils, de modo a perceber a forma como a marca de um artista é produzida, gerida e difundida, adoptando assim uma perspectiva que recorre a noções e práticas do marketing.A investigação foi conduzida através de uma metodologia qualitativa, com auxílio de entrevistas. Procurou-se caracterizar os instrumentos e os recursos de atuação do artista, o seu posicionamento na esfera pública e as estratégias comerciais utilizadas.Neste sentido, foi possível sistematizar o conhecimento sobre um caso português e explorar o diálogo entre os universos da arte e da publicidade e a passagem do estatuto de artista/produtor a artista/produto.Conclui-se que, sobretudo através da criação de um posicionamento estratégico forte, é possível estabelecer e legitimar um estatuto de artista/marca.
Data do prémio | 10 dez. 2019 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Laura Castro (Supervisor) & Patrícia Dias (Co-Orientador) |
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- Alexandre Farto
- Vhils
- Marketing
- Branding
- Gestão
- Arte urbana
- Criatividade
- Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas
A marca e o artista: o caso de Alexandre Farto aka Vhils
Forte, M. I. D. A. C. (Aluno). 10 dez. 2019
Tese do aluno