O conceito de Nation Brand incide sobre as imagens e perceções que as pessoas em geral têm sobre países, as quais são influenciadas por aspetos culturais, históricos, por valores vários, estilos de vida ou mesmo experiências pessoais vividas nos países em causa. Podemos descrever este conceito como a autoapresentação estratégica de um país com o objetivo de criar capital reputacional por meio da sua promoção, através de interesses económicos, políticos e sociais, interna e externamente (Szondi, 2008, p.5 cit. in Foroudi et al., 2016).A presente investigação tem por objetivo avaliar a marca nacional portuguesa em Macau, traçando um perfil sócio-demográfico das regiões em estudo. Procura-se também compreender a influência de Portugal, da marca Portugal, nos processo de compra e de tomada de decisão, assim como avaliar a presença da cultura portuguesa em Macau. Foi realizado um estudo comparativo entre as comunidades de residentes em Macau de origam portuguesa e de origem não portuguesa, tendo por base dois inquéritos por questionário, com uma amostra de conveniência de 70 indivíduos, maiores de idade, sendo 43 de origem portuguesa e 27 de origem não portuguesa. Os resultados desta investigação revelam um maior relacionamento com a marca portuguesa por parte dos residentes de origem nacional, contudo existe também uma avaliação positiva sobre Portugal por parte dos restantes residentes. Os resultados deste estudo salientam ainda a importância da comunicação e do marketing para o reforço da influência portuguesa neste mercado.
Data do prémio | 22 mar. 2021 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Fernando Ilharco (Supervisor) |
---|
- Nation Brand
- Portugal
- Macau
- Relacionamento
- Brand equity
- Marketing e comunicação
- Mestrado em Ciências da Comunicação
A marca nacional portuguesa em Macau: uma investigação sobre a perceção da marca portuguesa por parte dos residentes em Macau
Serra, B. M. V. D. S. (Aluno). 22 mar. 2021
Tese do aluno