A maturidade de implementação de enterprise risk management
: um estudo sobre os seus determinantes e criação de valor

• Diogo Filipe Cardoso Vieira (Aluno)

O Enterprise Risk Management (ERM) surge há cerca de 25 anos, apresentando-se como o máximo expoente da gestão de risco, integrando-a de forma transversal na organização, que rapidamente despertou o interesse da literatura sobre os fatores que levam as empresas a adotar o ERM. Na última década tem crescido o número de estudos que analisam o impacto da adoção do ERM no valor das empresas, contudo continuam a ser poucos os estudos que incidem sobre o nível de implementação do ERM.Com o intuito de estudar os determinantes e o impacto no valor de mercado da maturidade de implementação de ERM foi criada uma medida inovadora que atribui um score qualitativo entre 1 e 5 a diversos elementos, que posteriormente são agregados em 4 categorias - Governação, Estratégia, Análise e Controlo - e num score geral da maturidade de implementação ERM.Os resultados obtidos indicam que a maturidade de implementação de ERM está positivamente relacionada com empresas com mais oportunidades de crescimento e de maior dimensão, e com empresas com menor rentabilidade e folga financeira, logo com mais restrições financeiras, e com menor opacidade. No que toca ao impacto do ERM no valor de mercado, os resultados assinalaram que empresas do mesmo sector com maior maturidade de implementação de ERM possuem um maior Tobin’s Q, contudo o mercado não reage a alterações da maturidade de implementação de ERM das empresas. Em conjunto estes resultados sugerem que os benefícios do ERM podem manifestar-se apenas no longo prazo. Foi ainda encontrado que empresa com melhor score em Estratégia e Análise tem maior Tobin’s Q, em contraste o desenvolvimento da Governação destrói valor.
Data do prémio7 jul 2021
SupervisorManuel Ricardo Fontes da Cunha (Supervisor)

• Gestão de risco empresarial
  • Maturidade de implementação de GRE