A metacognição no ensino da geometria descritiva

  • Pedro Jerónimo Gonçalves de Sousa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente trabalho propõe-se a cooperar, enquanto mais-valia, na clarificação do conceito de metacognição. A presença da Geometria nas múltiplas áreas tecnológicas, científicas e artísticas, ou mesmo de influência pessoal, legitimam uma consciente introdução a métodos e habilidades geradoras de estratégias de resolução. A adequação e a aplicação do conceito de metacognição aos conteúdos programáticos da disciplina de Geometria Descritiva procuram, neste sentido, revelar a importância da dinamização de estratégias metacognitivas como promotora do aumento de competências nos alunos. Assim sendo, partindo do conceito de metacognição, propomo-nos lançar o debate sobre a adequação e a dinamização de ações que reflitam atividades metacognitivas, que se queiram produtoras de melhores resultados na área da Geometria em geral e na Geometria Descritiva em particular. No que se refere à sua aplicação pedagógica, e particularmente à disciplina de Geometria Descritiva, propõe-se o presente trabalho como primordial propósito procurar dotar os alunos de técnicas, saberes e competências adaptáveis a novas problemáticas, que lhes permitam articular conhecimentos e influências tanto do meio social como académico, e assim transpor obstáculos através de posturas metacognitivas, ou seja, para além da cognição.
Data do prémio2014
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Helena Cardoso Palhinha (Supervisor)

Keywords

  • Aprendizagem
  • Competências
  • Estratégias metacognitivas
  • Geometria descritiva
  • Metacognição

Designação

  • Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Citação

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