A Páscoa da memória
: um estudo exegético-teológico da ἀνάμνησις em Lc 22, 15-20

  • Luís António Omaña Martins (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta investigação revisita de forma sumária o tema da «memória» no paradigma pascal bíblico, acontecimento libertador e fundacional do povo de Deus. O ponto de partida (capítulo I) é a compreensão da natureza, origem e desenvolvimento do sentido e da celebração da Páscoa judaica desde os textos da Torah, passando pelo tempo cultural de Jesus e pela tradição rabínica até os nossos dias. A nova compreensão da fé, revelada pelo acontecimento «Cristo», tem a sua origem na interpretação pós-pascal da vida de Jesus rememorada na Eucaristia. Esta tradição está custodiada nos textos das tradições evangélicas e paulina e foi de algum modo sintetizada na fórmula de Lucas, em cujo estudo exegético da ἀνάμνησις (capítulo II) reside a nossa base de confronto com a tradição hebraica e toda a reflexão teológico-filosófica posterior (capítulo III).O desenvolvimento do último bloco é estruturado pelo cenário apresentado por Paul Ricoeur na sua obra La Mémoire, l'histoire, l'oubli, passando a palavra ao autor judaico por ele citado, Yosef Yerushalmi, a partir do qual é nutrida a nossa conceção de memória com o aporte de vários autores judeus e cristãos, acentuando a importância de uma educação para a memória. As palavras do teólogo cristão Johann Baptist Metz são o ecoar cristão da consciência da perda da memória e da necessidade de recuperar a razão anamnética legada por Israel. Por fim, um breve confronto positivo entre «memória» e «presença», e do seu interplay no contexto litúrgico.
Data do prémio8 jul. 2020
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoão Alberto Sousa Correia (Supervisor)

Keywords

  • Lucas
  • Páscoa
  • Memória
  • Eucaristia
  • Tradição
  • Paideia
  • Paul Ricoeur
  • Yosef Yerushalmi
  • Johann Baptist Metz

Designação

  • Mestrado Integrado em Teologia

Citação

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