A participação num grupo de teatro do oprimido e sua expressão no desenvolvimento socioemocional
: um estudo de caso em contexto escolar

  • Sara Catarina Almeida Silva (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O teatro do oprimido (TO) visa a transformação pessoal e social, através da exploração de situações de opressão a que os participantes consideram estar sujeitos, incentivando e capacitando os indivíduos para agir sobre essas situações. O objetivo geral deste estudo foi explorar a influência percebida da participação de alunos do 3.º ciclo num grupo de TO no desenvolvimento socioemocional e envolvimento escolar. Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido numa escola TEIP com uma amostra de sete participantes – a facilitadora do TO, três alunos participantes do TO, e os respetivos diretores de turma. A recolha de dados foi realizada com recurso a entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados obtidos pelos diferentes intervenientes do estudo apontam para a existência de mudanças positivas ao nível do bem-estar, desenvolvimento socioemocional e envolvimento escolar dos jovens, pelo que o TO poderá constituir-se como uma ferramenta pedagógica com impacto na promoção do desenvolvimento positivo e combate ao abandono precoce e insucesso escolar.
Data do prémio26 nov. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMarisa Costa (Supervisor) & Lurdes Veríssimo (Co-Orientador)

Keywords

  • Desenvolvimento socioemocional
  • Envolvimento escolar
  • Teatro do oprimido
  • Contexto escolar
  • Jovens

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

'