O Relatório Final apresentado resulta do trabalho realizado e desenvolvido durante o Mestrado em Ciências Religiosas, a partir da Prática de Ensino Supervisionada realizada no Externato da Luz, em Lisboa, numa turma do 6º ano. As Unidades Letivas da lecionação foram “Jesus um homem para os outros” e “A Partilha do Pão”. As temáticas propostas para o 6º ano em Educação Moral Religiosa Católica partem duma perspetiva antropológica da pessoa humana, a dimensão do “ser”, tendo o exemplo de Jesus como “pano de fundo”, e no horizonte temas como a fome, a pobreza e a crise ambiental, que são abordados na última UL “a partilha do Pão”, e propõem-se desenvolver competências para o exercício de uma plena cidadania, de respeito pelas diferenças e direitos dos outros e também o despertar nos alunos de uma apetência pela “transcendência”. Na reflexão apresentada, destaca-se o serviço ao próximo, sobretudo aos que se encontram nas periferias, os que sofrem mais com a crise ambiental. A educação é um serviço e o caminho para a humanização da sociedade, cujos desafios ecológicos requerem que a escola eduque para o serviço solidário, como forma de resgatar a humanidade de uma cultura do descartável, do consumo desenfreado e que não reconhece a sacralidade da natureza, como dom. Por isso, propus-me a empreender um estudo sobre temáticas como “Causas antropológicas da crise Ecológica” e “Educação ecológica integral”, e a apresentar o “Carisma Vicentino” e a “Pedagogia do Serviço” como propostas e instrumentos para uma eficaz humanização da Educação e da sociedade.
- EMRC: educação ecológica integral
- Antropologia
- Laudato Sí
- Jesus
- Cuidado
- Humanização
- Serviço
- Periferias
- Carisma vicentino
- Pedagogia do serviço
- Mestrado em Ciências Religiosas
A pedagogia do serviço e o carisma vicentino: educar para uma ecologia integral. Uma proposta educativa a partir da reflexão sobre as Unidades Letivas do 6.º ano
Varela, C. M. R. (Aluno). 26 set. 2024
Tese do aluno