A perceção dos pais sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais

  • Sara Patrícia Matos Miranda (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A inclusão de crianças com NEE tem vindo a ganhar particular relevância nas escolas. Assim, torna-se fundamental compreender a perceção dos pais perante a inclusão, sendo este o principal objetivo deste estudo de carácter qualitativo. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com vista à melhor compreensão da problemática explorada.Participaram neste estudo 8 mães de uma escola pública de Vila Nova de Famalicão. Os dados foram recolhidos através da entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. No presente estudo constatou-se que as mães são favoráveis à inclusão, demonstrando credibilidade neste processo, mencionando o desejo de acolhimento da criança e diversas vantagens como a aceitação social, a aprendizagem, relação com os colegas, e desenvolvimento de competências sociais.
Data do prémio1 jun. 2016
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorÂngela Azevedo (Supervisor)

Keywords

  • Necessidades Educativas Especiais
  • Inclusão
  • Perceção Parental

Designação

  • Mestrado em Psicologia da Educação

Citação

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