A pessoa em situação crítica e a excelência dos cuidados de enfermagem

  • Tiago José Proença Reis (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O Relatório, construído tendo por base uma metodologia descritiva e reflexiva das atividades desenvolvidas, tem como objetivo evidenciar o processo de desenvolvimento de competências obtido ao longo da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório do 14º Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem na área da pessoa em situação crítica da Escola de Enfermagem do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Estruturalmente, o relatório organiza-se, para além da introdução, conclusão e referências bibliográficas num capítulo denominado o percurso de enfermeiro generalista a enfermeiro especialista, onde se contextualiza o estágio realizado no primeiro ano do curso de Mestrado e de que forma este contribuiu para o desenvolvimento de competências e as aprendizagens mais significativas realizadas nesse período. Posteriormente apresenta-se um capítulo que se denomina desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, que se divide em subcapítulos mediantes os domínios de competências para a área de enfermagem à pessoa em situação crítica. O estágio desenvolveu-se em dois contextos, o primeiro numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente e o seguinte numa Unidade de Cuidados Intensivos Coronários. As atividades desenvolvidas mais significativas que visaram dar resposta aos objetivos previamente delineados, cujo enquadramento tinha sido organizado no âmbito das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, foram alvo de análise reflexiva e fundamentação baseada na evidência, explanando de que forma contribuíram para a consolidação do perfil de Mestre em Enfermagem na área da pessoa em situação crítica. A preocupação com a melhoria da transição de cuidados foi transversal ao desenvolvimento de competências, pelo se efetuou um artigo de revisão da literatura denominado “O uso de ferramentas comunicacionais e a transição de cuidados no serviço de urgência”, dando continuidade a um trabalho académico desenvolvido no estágio do primeiro ano do curso de Mestrado, pelos contributos passíveis de serem integrados em serviços de cuidados intensivos. A execução de uma prática de excelência nos cuidados de enfermagem norteou as atividades desenvolvidas, sendo igualmente o desígnio que fundamentou o contributo deixado na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente sob a forma de Proposta de Instrução de Trabalho - Nutrição entérica na pessoa em situação crítica e na Unidade de Cuidados Intensivos Coronários sob a forma de um Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem denominado de Recomendações de boas práticas na manutenção de acessos vasculares periféricos. Estas propostas integraram-se no processo transversal de desenvolvimento de competências que foi ocorrendo neste período, potencializado pelas experiências diferenciadoras proporcionadas nos dois contextos. A realização deste relatório culmina todo o percurso desenvolvido ao longo do curso de Mestrado, aportando conhecimento e capacidade de efetuar prática reflexiva ao know how desenvolvido ao longo do processo formativo, consolidando os recursos prévios ao mesmo tempo que foi analisada a aquisição de competências diferenciadoras, tendo em visto o assumir em pleno o papel do Enfermeiro Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica nas instituições de saúde.
Data do prémio27 jun. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSílvia Coelho (Supervisor)

Keywords

  • Enfermeiro especialista
  • Enfermagem médico-cirúrgica
  • Unidade de cuidados intensivos

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

'