O Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica tem como objetivo a aquisição de competências para a prestação de cuidados ao doente em situação crítica. Assim, tornou-se fundamental a realização de um Estágio que se dividiu em três Módulos que se desenvolveram em Unidade Cuidados Intensivos, em Unidade de Cuidados Intermédios e em Serviço de Urgência. Neste contexto surgiu o Relatório de Estágio que é um conjunto de informação organizada que pretende refletir, o conhecimento e a aprendizagem resultante ao longo desse período e o contributo específico de cada Módulo de Estágio para o meu desenvolvimento pessoal e profissional bem como para todos os profissionais que me acompanharam neste percurso. A realização deste relatório pretende enunciar e refletir criticamente as competências adquiridas e desenvolvidas no decorrer do Estágio, refletir sobre a prática do Enfermeiro Especialista, demonstrar o percurso e as atividades executadas na aquisição de competências e cumprir um parâmetro de avaliação. Procuro assim apresentar o crescimento, desenvolvimento e as aprendizagens efetuadas, demonstrando o caminho percorrido através de pesquisa, das experiências e da análise crítico-reflexiva decorrente do Estágio. Como tal seguiu-se uma metodologia descritiva e reflexiva onde descrevo as competências adquiridas, bem como as atividades delineadas para a concretização das mesmas. O Enfermeiro Especialista desenvolve uma prática cada vez mais competente, através da aquisição de competências no sentido de optimizar os cuidados prestados, como tal é necessário interligar o saber, saber fazer e o saber ser, contemplando acima de tudo os valores pessoais e profissionais e respeitando o doente/família como ser biopsicossocial que é. Ao longo deste percurso senti dificuldades que foram ultrapassadas com o apoio da Professora Orientadora e dos Tutores. Estas tornaram-se desafios enriquecedores que me permitem afirmar que os ganhos pessoais e profissionais foram imensos, na medida em que conheci realidades diferentes e aprofundei conhecimentos que me possibilitaram adquirir novas competências. A vivência de diferentes realidades permite compreender e aferir necessidades, refletir na prática e reconhecer perspetivas em comum, estabelecendo bases de trabalho que permitam desenvolver a continuidade e a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados.
Data do prémio | 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Amélia Rego (Supervisor) |
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A pessoa em situação crítica em diferentes contextos de enfermagem
Carvalho, L. S. D. S. (Aluno). 2013
Tese do aluno