A pessoa em situação crítica enquanto ser holístico
: processo de aquisição de competências especializadas em enfermagem

  • Ana Filipa Horta Antunes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório, desenvolvido com base numa metodologia expositiva, descritiva e reflexiva, surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, inserida no 14º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica, da Universidade Católica Portuguesa do Porto. Tem como objetivo expor o percurso pessoal durante o estágio final, realizado num Serviço de Medicina Intensiva e num Serviço de Urgências de um Centro Hospitalar do Norte do país, descrevendo e refletindo as atividades desenvolvidas para a aquisição de competências enquanto Enfermeira Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica. Após a introdução, o segundo capítulo é dedicado às aprendizagens adquiridas ainda no primeiro ano do curso em contexto extra-hospitalar, que serviram de base diferenciadora para os restantes estágios. No terceiro capítulo começamos por contextualizar os diferentes locais de estágio e, posteriormente, analisamos criticamente as competências adquiridas em cada domínio de competências do Enfermeiro Especialista. Em cada subcapítulo descrevemos as atividades desenvolvidas e que permitiram a concretização dos objetivos específicos em cada serviço. Por fim, realizámos uma reflexão global do percurso, apresentada na conclusão. Todas as atividades foram desenvolvidas numa perspetiva de otimizar os cuidados à pessoa em situação crítica de forma holística e humanizadora. Para tal, destacamos a realização de um artigo de reflexão crítica sobre a privacidade da pessoa na Sala de Emergência, e o desenvolvimento de uma revisão integrativa da literatura sobre úlceras por pressão associadas a dispositivos médicos assim como a concretização de um protocolo de intervenções sobre o mesmo tema. Durante todo o percurso desenvolvemos e aprimoramos competências na interação com a pessoa em situação crítica e a sua família, demonstrando uma prática profissional, ética e legal; no domínio da qualidade, participando em programas de melhoria contínua dos respetivos serviços; na gestão dos cuidados dos recursos e dos cuidados de enfermagem, prevenindo possíveis complicações inerentes à situação clínica de cada pessoa e, no desenvolvimento de aprendizagens profissionais, baseando os cuidados diferenciados em evidência científica. Concluímos, assim, que este foi um percurso rico em experiências, que permitiram adquirir competências técnicas e humanas, com o desenvolvimento de uma prática de cuidar holística e integradora à pessoa em situação crítica.
Data do prémio27 jun 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSílvia Coelho (Supervisor)

Keywords

  • Enfermeiro especialista
  • Humanização dos cuidados
  • Pessoa em situação crítica

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

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