A poética da pessoa no espaço educativo
: realidade e olhares

• José Pissarra Morais (Aluno)

A Poética da pessoa no espaço educativo. Realidade e olhares. Embora se trate de um percurso reflexivo sobre o espaço educativo e sobre as pessoas que nele habitam, centrámo-nos sobretudo nos olhos e no coração dessas mesmas pessoas, tendo consciência de que aquilo que importa verdadeiramente são os olhos e o coração de cada uma dessas pessoas. Ancorando-nos num passado por onde nos recusámos apenas a passar, num presente que é sobretudo dádiva e olhando para um futuro ao qual gostamos de chamar esperança, convocámos o coração, a sua linguagem e a sua pedagogia, para abraçar a pessoa inteira, inspirar alunos e educadores, e moldar as lentes com as quais eles veem diariamente a escola. As Práticas educativas podem ser mais ou menos ambiciosas, mas serão sempre e apenas práticas. Essas práticas tonar-se-ão pobres e vazias, se pobres e vazias forem as pessoas que as praticam. Só educadores com uma sólida formação humana, científica e pedagógica serão capazes de formar bons alunos e boas pessoas. A escola deve ser um lugar de aprendizagem e de formação para alunos e professores. Enquanto organização, também a própria escola aprende. As várias e diferentes barreiras impostas pela escola atual e os filtros existentes no contexto onde se situa este Relatório Reflexivo e Teoricamente Fundamentado, continuam a amordaçar gritos de seres humanos que simplesmente querem viver e aprender ao lado daqueles que têm a sua idade. Importa que nos centremos no essencial. Na pessoa. Na pessoa toda. Numa educação integral alicerçada em valores sólidos que respeitam esta dádiva chamada vida, e admiram profundamente a riqueza singular de cada ser humano.
Data do prémio8 nov. 2013
SupervisorJosé Afonso Nunes Batista (Supervisor)

• Mestrado em Ciências da Educação