A poética na iluminação em artes performativas em Portugal na atualidade

  • Pedro Moreira Cabral (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A investigação científica no campo da iluminação cénica é escassa a nível nacional e internacional. Em Portugal, pelo menos em termos académicos, o desenho de luz não está afirmado como uma disciplina autónoma, a oferta formativa a nível de ensino superior é escassa e não existe investigação académica avançada. Embora seja amplamente reconhecido como parte integrante do processo de produção teatral, o desenho de luz é frequentemente subestimado. Um sinal evidente dessa subestimação pode ser observado na defesa presente na maioria dos trabalhos de investigação contemporâneos da importância da agencialidade da luz no processo de criação teatral, argumentando a importância do papel da luz cénica. Contudo, estes investigadores adotam uma metodologia baseada na análise de situações reais e recorrem à observação auto-etnográfica sujeita a enviesamentos provenientes da subjetividade interpretativa do observador, decorrente da natureza polissémica da luz. Argumentamos que a falta de reconhecimento do desenho de luz como uma disciplina autónoma deve-se à escassez de conteúdo teórico sistematizado e cientificamente fundamentado, capaz de fornecer argumentos sólidos aos profissionais para defenderem as suas ideias e, especialmente, para se expressarem verbalmente sobre um assunto intrinsecamente visual e subjetivo. Defendemos ainda, que com o intuito de alcançar a autonomia poética do Desenhador de Luz (DL), é imperativo que este se afirme artisticamente ao identificar e definir as características que compõem a sua identidade artística. Nesta tese, visamos combater estas lacunas, sistematizando o processo criativo do desenhador de luz ao encontro dos princípios subjacentes à construção de um desenho de luz e identificando características que definem a identidade artista dos DLs, classificando estilos. A originalidade da nossa proposta reside na recolha de dados provenientes dos próprios profissionais, em detrimento de uma abordagem auto-etnográfica. Para atingir os nossos objetivos realizamos dois estudos empíricos. O primeiro consistiu na realização de grupos focais envolvendo 13 DLs, e o segundo, no preenchimento de um questionário de autoavaliação, por parte de 10 DLs, sobre uma das suas criações. Através de uma análise essencialmente qualitativa realizamos uma taxonomia do processo criativo, que por sua vez, levou-nos ao encontro dos princípios subjacentes às tomadas de decisão dos DLs, e a uma classificação de estilos dramatúrgicos.
Data do prémio16 set. 2024
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPedro Duarte Leal Gomes Pestana (Supervisor) & Ricardo Megre (Co-Orientador)

Keywords

  • Processo criativo do desenhador de luz
  • Poética da luz teatral
  • Estilos dramatúrgicos de luz
  • Metodologia qualitativa

Designação

  • Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes

Citação

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